Professor da Escola Superior de Jornalismo, Ilídio Lobato Manhique diz que o salário de um autor que publica uma informação científica é o reconhecimento e o prestígio.

Por: Elisabeth Quembo



 O professor que falou no primeiro painel , com o tema “Acesso à livre informação científica: utopia ou realidade?”, alusivo a VII Semana da Comunicação e Informação organizada pela Escola Superior de Jornalismo, lamentou a fraca publicação de obras científicas por parte dos moçambicanos, pondo em causa o reembolso recebido por mesmos.
“ Os autores não recebem dinheiro por publicarem uma obra científica, aliás, na ciência não se recebe por publicar um artigo, e se nós pensarmos que vamos publicar para receber dinheiro ninguém vai fazer nada”. Afirmou Manhique.
Em relação ao “Acesso a livre informação”, a fonte disse que não basta publicar informações nas melhores revistas do mundo se para as pessoas terem acesso a essas informações devem pagar. Entretanto, Manhique conclui na sua abordagem que o Acesso Livre a Informação Científica é uma utopia e não realidade.


Comentários

Mensagens populares deste blogue